domingo, 19 de fevereiro de 2012

Alan Moore e DC Comics comentam Before Watchmen

Em entrevista concedida ao blog Fast Company Co.Create, o autor Alan Moore comentou a decisão da DC Comics de publicar novas histórias baseadas nos personagens da graphic novel Watchmen.
"Minha reação é um certo desprezo. Está além da raiva, é quase tragicômico. É a força do comércio sobre a arte. Estou orgulhoso do trabalho que fiz em Watchmen, mas está rodeado de uma nuvem tóxica de memórias e não gostaria de passar por ela novamente. Nem mesmo tenho uma cópia da graphic novel na minha casa", afirmou Moore.


Para o autor, toda a situação aconteceu devido a um contrato ruim que assinou por causa de uma certa ignorância juvenil.
"Parece-me um pouco de desespero remexer em uma obra famosa por sua integridade artística. Watchmen é uma série finita, uma alternativa para o estilo de super-heróis que parece ser uma novela sem fim. Torná-la outra revista qualquer de super-heróis demonstra exatamente como eu me sinto sobre a indústria de quadrinhos. Resume-se a franquias. Lojas especializadas quase não vendem revistas, estão cheias de brinquedos e produtos relacionados", analisou.
Alan Moore também deu a sua opinião sobre o que resultará do evento Before Watchmen. "Não acho que dará certo. Pelo que ouvi, há um certo grau de hostilidade por parte de criadores e uma repercussão negativa em sites de entretenimento. Algumas pessoas estão fazendo petições. Jamais pediria nada disso aos leitores, mas sou grato. Pela perspectiva da DC, acho que eles só têm a perder, a não ser que façam algo tão bom ou melhor do que Watchmen. Realisticamente, isso não vai acontecer, caso contrário já teriam feito antes".

Os editores Dan Didio e Jim Lee também foram ouvidos pelo blog e divulgaram a primeira arte interna do projeto, com um desenho da minissérie Before Watchmen: Minutemen feito por Dawyn Cooke.

"Buscamos os melhores escritores e desenhistas para o projeto. Esse é um grupo talentoso e destemido que gosta de se arriscar e, criativamente, se encaixa perfeitamente para o que estamos fazendo", afirmou Didio. "Não há como negar que Alan Moore é um dos maiores escritores dos quadrinhos e Dave Gibbons é um grande artista. Nenhum deles está participando de Before Watchmen, mas agradecemos o apoio de Gibbons. Sabemos que esse projeto está sob os holofotes e será minuciosamente analisado. Acreditamos que, quando os fãs virem as edições no meio do ano, ficarão tão animados quanto estamos agora".
Para Jim Lee, uma das principais características das histórias em quadrinhos enquanto mídia é que ela não é feita apenas por uma única pessoa. "Esses universos evoluem e são desenvolvidos através de muitos criadores ao longo de várias gerações. O influxo de novas histórias é essencial para manter esses universos relevantes, atuais e vivos. Watchmen é uma pedra angular tanto na história da editora DC Comics quanto para o seu futuro", garantiu.

"Como editores, estaríamos sendo negligentes em não expandir e explorar esses personagens e suas histórias. Estamos empenhados em ser um dos líderes dessa indústria, o que significa tomar decisões criativas audaciosas", encerrou Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário