terça-feira, 6 de novembro de 2012

Astrofísico "descobre" a localização do planeta natal do Superman

Agora já se sabe a exata localização de Krypton, o planeta natal do Superman. O astrofísico Neil deGrasse Tyson determinou que o extinto mundo ficava em Corvus, uma pequena constelação localizada no sul do céu terrestre, possuidora de onze estrelas que podem ser vistas a olho nu.
Mais especificamente, Krypton orbitaria a estrela anã vermelha chamada LHS 2520, distante da Terra por 27,1 anos-luz. Ela é menor e mais fria que o nosso sol e possui uma superfície avermelhada extremamente turbulenta.

Mas qual o motivo dessa "descoberta"?

A pesquisa foi feita a pedido da DC Comics, que solicitou a ajuda do astrofísico para localizar um local no espaço onde Krypton pudesse ter existido, de acordo com as características mostradas na mitologia dos quadrinhos. Essas informações serão usadas na revista Action Comics # 14, cujo lançamento nos Estados Unidos acontecerá amanhã, dia 7 de novembro.
O próprio Neil deGrasse Tyson aparecerá na história. "Como nativo de Metropolis (cidade do estado de Illinois, EUA), fiquei encantado em ajudar o Superman, que tanto fez pela minha cidade ao longo dos anos", disse Tyson.
"Essa é uma grande marca na mitologia do Superman, uma vez que demos a ele um lugar no universo. Nossa equipe o procurou para nos ajudar em uma revista que estávamos fazendo e ele apresentou a localização. Ao aplicar ciência do mundo real nessa aventura, mudamos para sempre o lugar do Superman na história. Agora os fãs podem olhar para o céu à noite e ver de onde ele veio", empolga-se o editor Dan DiDio.

A história é a segunda da revista e se chama Star Light, Star Bright, escrita por Sholly Fisch e ilustrada por Chris Sprouse e Karl Sotry. A trama principal da edição tem roteiros de Grant Morrison e arte de Rags Morales e Mark Popst.

Quem quiser localizar a LHS 2520 no céu, deve seguir as seguintes coordenadas:

Ascensão reta: 12 horas, 10 minutos, 5,77 segundos
Declinação: -15 graus, 4 minutos, 17,9 segundos
Movimento próprio: 0,76 arco segundos por ano, com 172,94 graus a partir do norte
Será que a partir de agora a estrela LHS 2520 ficará popularmente conhecida como Rao?


http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n06112012_05.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário